Amore Cravatta entre mamãe e bebê!

fev 12, 2019 | 4 Comentários

O Laço de Amor entre mãe e bebê é fundamental para a saúde emocional do bebê. Desde a gestação, o investimento emocional materno, permite ao bebê desenvolver-se com segurança no útero e prepará-lo para a sua estreia no mundo.

O dia do nascimento é o primeiro contato olho no olho com aquela que será o primeiro amor da sua vida, a MÃE ou seu substituto! Essa mesma, que será a responsável nesse primeiro momento, a ajudar seu bebê desenvolver as primeiras fases de sua vida: Dependência absoluta, dependência relativa e independência relativa.

Essas fases ocorrem no ambiente onde ambos estão inseridos, mas para o bebê esse ambiente inicial é representado pela mãe ou seu substituto. Em função desse ambiente irá ocorrer as fases: dependência absoluta, do nascimento aos seis meses de vida e a dependência relativa, dos seis meses aos dois anos de vida, segundo Winnicott. (Pediatra e psicanalista: Donald Woods Winnicott. 1896-1971).

A dependência absoluta (desde o nascimento até seis meses), o bebê depende absolutamente do ambiente (mãe ou seu substituto), ou seja, sem esses cuidados ele não sobreviveria.

O bebê não percebe essa dependência, pois entende que ele e o ambiente (mãe) são a mesma coisa. Nesse momento a mãe ou substituto, age para atender as demandas do bebê.

A dependência relativa (seis meses aos dois anos), a criança já consegue se ver separada da mãe, a sua dependência passa a ser relativa, pois suporta melhor as falhas de adaptação da mãe e tira proveito delas, para o seu desenvolvimento. Isso é possível porque a criança já consegue perceber uma realidade externa, separada dela.

A independência relativa ocorre quando as fases anteriores foram vivenciadas, pelo bebê e agora criança, de forma saudável. Portanto, a criança consegue continuar seu desenvolvimento, mediante as suas memórias de maternagem, ou seja, projeções das suas necessidades e a introjeção dos cuidados maternos.

Importante lembrar, para Winnicott, o ser humano nunca terá a independência absoluta, pois o ser humano sadio se relaciona com o ambiente de forma que ambos se tornam interdependentes.

A relação mãe e bebê é simbolizada pelo laço de amor mais profundo que o ser humano pode vivenciar!

AMORE CRAVATTA para você!

Daize de Cássia Uliani Sandrini

Daize de Cássia Uliani Sandrini

Psicóloga

Formada em Psicologia pela Universidade Nove de Julho/SP e especialização em Psicoterapia Breve Psicanalítica e Pronto Atendimento pela Unicamp/Campinas.
Aprimoramento em Psicologia Hospitalar pela Instituição CEEPS/SP.
Cursos: *Família e adolescência pela Sociedade Brasileira de Psicanálise/SP. *Comportamento suicida: Avaliação e manejo pela Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp/Campinas.
Psicóloga clínica com experiência em atendimento de adolescentes, jovens e idosos. Atendimento em consultório – Valinhos/SP e atendimento Online.
Psicóloga organizacional: Escola Estadual – Grupo de reflexão com professores- SP (Trabalho voluntário), Guarda Civil Municipal – Valinhos/SP (Trabalho voluntário) e Instituição religiosa – Grupo de reflexão com mulheres – Valinhos/SP (Trabalho voluntário).
CRP. 06/107999

4 Comentários

  1. Jussara Santos de Oliveira

    Parabéns! É uma ótima profissional realmente ela conseguiu fazer com que eu não desistisse de fazer terapia, eu sempre abandonava o tratamento mas com ela é diferente ver que realmente estou muito feliz por ter encontrado uma pessoa que faz o que faz com amor e dedicação. . .

    • Dã

      Obrigada Jussara! Eu e a equipe Amore Cravatta ficamos felizes em saber que é paciente dela e a indica. Desejo que você continue nesta caminhada de conhecimento e seja cada vez mais liberta de si e feliz.
      Com carinho.
      Bjs

  2. Paula

    Dadá, parabéns pelas palavras de ensinamento sobre maternidade. Mamães de plantão, leiam com carinho!
    Dan, parabens pelo Amore Cravatta! Tá lindo!
    Dupla de sucesso!
    ❤️

    • Dã

      Obrigada Paulinha pelas palavras! Amamos você.
      Com Carinho.
      Bjs